O IMPACTO DA AUTORRESPONSABILIDADE

em domingo, 30 de junho de 2019


Quando assumimos a responsabilidade por nossos próprios atos, entendemos, de forma madura, que ninguém mais no mundo tem o dever de nos servir ou satisfazer as nossas expectativas.

Uma pessoa, quando autorresponsável, está ciente de que tudo o que acontece na vida dela é resultado de sua ações, escolhas e pensamentos.

Ser autorresponsável é saber que somos os únicos responsáveis pelo rumo que conduzimos nossa vida. Seja de fracasso ou de sucesso, são as nossas ações e decisões que criam a nossa realidade.

Atitudes de uma pessoa que não é autorresponsável

Quando uma pessoa não e autorresponsável por seus atos, é comum demonstrar tais atitudes:

# Buscar culpados: por não saber reconhecer os próprios erros, ficam sempre buscando alguém que possa culpar. Esse comportamento só retarda o desenvolvimento da pessoa.

# Justificar os erros: pra nunca ter que demonstrar fraqueza, buscam justificar seus erros criando vários motivos para tal, mas dificilmente aceitam que erraram.

# Queixar-se: reclamar é uma rota de fuga que muitos criam para não serem responsáveis por aquilo que fizeram.

# Criticar: alguns fazem isso como uma forma de extravasar, colocar pra fora a frustração de um resultado ruim. O que também não deixa de ser uma forma de responsabilizar os outros por seu insucesso.



O impacto da autorresponsabilidade

Através da autorresponsabilidade, aprendemos como lidar melhor com as situações que nos cercam ao invés de só transferir a responsabilidade e buscar culpados.

Além do mais, o comportamento autorresponsável tem um impacto muito positivo na vida dos que se dispõem a assumir suas ações.

Ela nos permite ter maturidade para tomarmos frente a tudo o que nos diz respeito, seja agradável ou não.

Agindo dessa forma, não mais culparemos as pessoas ou circunstâncias por nossos resultados. Ao contrário, passaremos a pensar sobre o que deve ser feito para que numa próxima vez os resultados sejam melhores.

Autorresponsabilidade X fraqueza

Não tem como todos acertarem sempre e sempre sem cometer um pequeno erro que seja. Mas isso não é motivo para se sentir um completo fracassado.

Autorresponsabilidade é um meio que temos pra amadurecer e não um sinônimo de fraqueza. Vale lembrar que por trás de cada derrota existe uma grande lição.

Pensando dessa forma e se comportando como o autor de sua história, você será capaz de se colocar em qualquer lugar e também poderá está apto para escrever o trajeto de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


• O que você achou desse post?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em responder você ♡



Topo