PERSONALIDADE | VOCÊ REALMENTE SE CONHECE?

em sábado, 29 de junho de 2019


Todos nós nascemos como uma folha em branco...
A partir de então, tudo o que passamos a fazer são coisas que, de algum modo, aprendemos e desta forma vamos começando a aperfeiçoar o que chamamos de personalidade.

Diga-se de passagem, personalidade pode ser definida como o conjunto de atributos que define a individualidade de uma pessoa.

Ou seja, todas as características que demonstram a forma de pensar, agir e sentir de um sujeito, é tido como personalidade.

Podemos entender até aqui que, de fato, somos o que aprendemos ser. Não existe personalidade nata.

Você foi moldado para ser quem é hoje, influenciado pelo meio no qual foi inserido. Logo, todas as suas decisões serão tomadas baseadas naquilo que você é e aprendeu.

O que forma nossa personalidade?

Em primeiro lugar, o seu lar é o primeiro cenário que vai te moldar através da convivência com sua família e pessoas próximas.

cultura na qual você está incluído também será outro fator de modelagem da sua personalidade.

Isso é inegável, pois todo seu comportamento é pautado nos princípios (ensinados pelos seus pais ou líder de um grupo) que você aprendeu a acreditar e respeitar.

Vantagens do autoconhecimento

Se você se conhece bem, terá maiores chances de acertar em suas escolhas, saberá o que deve aceitar e o que deve recusar, saberá lidar com suas emoções e entenderá melhor os seus semelhantes.

Quem se conhece bem sabe aonde quer chegar, tem certeza do que está fazendo com a vida e sabe selecionar quem deseja ter ao lado dela.
Não é nenhuma “Maria-vai-com-as-outras” pois tem decisão própria.

Personalidade e suas escolhas

Ao fazer uma escolha, obviamente você irá optar por uma que mais o identifique. Isto porque, também nesse quesito, a sua personalidade é quem dita as regras.

Você escolherá uma faculdade ou profissão que se enquadre na pessoa que você se tornou.

É justamente por isso que a percepção da própria personalidade é tão importante, pois você se conhecendo bem, saberá com precisão qual caminho deve trilhar.



Você realmente se conhece?

Sabendo que personalidade é algo muito particular de cada ser humano, você já parou pra analisar a sua própria? Você realmente se conhece?

Suas decisões e escolhas são feitas por sua vontade ou por influências? Sabe de fato o que quer ou sempre espera que os outros digam pra você o que deve fazer?

Costuma aceitar coisas que no fundo não quer, mas porque “fulano” disse você aceita?

Faça uma autoanálise de sua pessoa e passe a agir por você mesmo. Tenha autonomia de suas ações e se conheça o suficiente pra saber lidar com tudo o que te envolve.

2 comentários:


• O que você achou desse post?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em responder você ♡



Topo